Como não grudar arroz na esteirinha?

Como não grudar arroz na esteirinha?

28 de março de 2015 0Comments by Como Fazer?

Lembro-me bem de quando comecei a me aventurar com sushi e quase surtei pra fazer um uramaki (sushi enrolado ao contrário, com arroz pra fora) de tanto que o arroz grudava na esteirinha de bambu, chamada de sudare. Obviamente, eu não estava fazendo a coisa certa. Bem, eu não fazia ideia de que precisava plastificar a esteira. Do mesmo jeito que se usa água nas mãos para o arroz não grudar, deve ser usado o filme plástico no sudare. Ter aprendido isso foi a glória pra mim, e espero que seja útil pra você também. Siga os passos:

1. Limpe um canto da sua pia ou balcão, de preferência de mármore ou granito, e limpe bem com álcool;

2. Estique em torno de 50 cm de filme plástico sobre o balcão e posicione o sudare em cima com as ripas de bambu paralelas à borda do filme, do jeitinho que está na foto (não faz diferença deixar o lado verde ou o bege pra cima, até porque boa parte dos sudares tem os dois lados iguais):

ESTEIRINHA DE SUSHI2

3. Dobre a borda do filme bem esticadinho até o meio do sudare:

ESTEIRINHA DE SUSHI3

4. Agora passe o rolo por cima, cobrindo todo o sudare com o filme, de modo bem firme e esticado – por isso o granito ajuda, pois não escorrega:

ESTEIRINHA DE SUSHI4

5.  Com o rolo já do outro lado, levante tudo junto, o sudare + o rolo e vire pra baixo:

ESTEIRINHA DE SUSHI5

6. Passe novamente o rolo para o outro lado, cobrindo todo o sudare de novo e esticando bem.

ESTEIRINHA DE SUSHI6

7. Outra vez levante tudo junto, vire pra baixo e passe o rolo de novo pro outro lado. E faça isso mais umas duas vezes. No total serão umas quatro passadas, pra ficar bem firme:

ESTEIRINHA DE SUSHI7

8. Rasgue o filme com a mão mesmo – não use faca nem tesoura:

ESTEIRINHA DE SUSHI8

9. Agora basta virar pra dentro as bordas de filme sobressalente e está pronto:

ESTEIRINHA DE SUSHI9 ESTEIRINHA DE SUSHI10

Além de ajudar no manuseio também é muito mais higiênico. Você pode usar o sudare desse jeito pra fazer qualquer rolinho, mesmo os hossomaki, que levam o arroz por dentro.

DICA: não precisa tirar o plástico e colocar de novo toda vez que fizer sushi. Basta limpar com um pano tipo perfex com álcool e usar na próxima sushizada. Quanto mais bem embalado, mais o plástico vai durar e mais fácil vai ser de limpar.

Abraços e boa prática!

Escreva um comentário

Newsletters

Fique por dentro de novidades, preencha abaixo o seu melhor e-mail, e enviaremos eventualmente alguma super oferta especial.

Categorias

Comentários Recentes